Lição 06 Escola Sabatina – 05/02/2011 – Bons Pensamentos

 

 

Lição 06 BONS PENSAMENTOS
Pr. Albino Marks
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se alguma louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Fp 4:8.
INTRODUÇÃO – Já avaliou o poder do pensamento? Os estudiosos sobre o comportamento compreenderam que o pensamento exerce uma poderosa influência sobre a conduta e a saúde de todo o ser humano. Pensamentos positivos e bons atuam no sentido de desenvolver boa saúde e bons relacionamentos. Pensamentos negativos e maus atuam em sentido contrário, deteriorando a saúde e isolando as pessoas.
Falando através do profeta Isaias Deus revela a grandeza da diferença dos Seus pensamentos em relação aos pensamentos do homem, e apela para que mudem os seus pensamentos, compreendam e aprendam o Seu modo pensar: “Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para Deus, arrependidos! Assim, Deus mostrará a sua grande misericórdia, o Senhor mostrará como é imenso o Seu perdão. Vocês nunca fariam um plano como esse, porque os Meus pensamentos são muito diferentes dos seus; Minha maneira de agir é muito diferente da sua! Porque assim como o Céu é mais alto que a terra, os Meus caminhos são mais altos que os seus caminhos, e os Meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos.” – Is 55:7-9 – Bíblia Viva.
Deus declara como Ele pensa em relação a nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim, que desejais“. – Jr 29:11 – Almeida Revista e Atualizada.
Se os nossos pensamentos forem de paz em relação à nós mesmos e ao nosso semelhante, tudo mudará em nosso comportamento.
PENSE – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda os corações e conhece a motivação dos pensamentos”. – 1Cr 28:9 – Nova Versão Internacional.
DESAFIO – “Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração”. – Dt 15:9 – Almeida Revista e Atualizada.
PENSAMENTOS: A RAIZ DO COMPORTAMENTO – Aconteceu em um de nossos internatos. Um casal trouxe dois garotos para estudar na escola. O maior, com quinze anos e o menor com doze. Vieram de uma das grandes cidades do país. O impacto da mudança para um internato em zona rural foi arrasador. O maior, de modo algum quis aceitar a idéia de permanecer na escola. Outro fator determinante para a reação negativa: Eram filhos de um lar separado.
O diretor da escola gastou praticamente quatro horas de diálogo, com o filho maior, para convencê-lo que deveria fazer uma experiência de vida de internato. Ao final dessas longas horas, o diretor fez a proposta: “Experimente a escola por vinte e cinco dias, se não lhe agradar, encarrego-me de levá-lo de volta para junto de seu pai.” Com relutância a proposta foi aceita. Afinal, vinte e cinco dias não é tanto tempo.
Foi solicitado ao pai que durante os vinte e cinco dias não entrasse em contato com os filhos. Na despedida, o pai ouviu as palavras mais duras e agressivas por parte do filho inconformado.
No vigésimo quinto dia o pai apareceu na escola para visitar os filhos. Era um sábado. O filho, que se despedira revoltado e agressivo, abraçou o pai efusivamente e depois gastou um longo período para mostrar-lhe todas as instalações da escola.
Encontrando-se a seguir com o diretor, o pai perguntou estupefato, desconsertado e deslumbrado: “Pastor, o que o senhor fez com meu filho? Vim prevenido para a mais fria e áspera recepção e ele recebe-me com todo este calor e entusiasmo!”
Este adolescente sofreu o impacto do modo divino de pensar em apenas três semanas e mudou o seu modo de agir e de ser.
PENSE – “Ai daqueles que, imaginam a iniqüidade e maquinam o mal! À luz da alva, o praticam, porque o poder está em suas mãos”. – Mq 2:1 – Almeida Revista e Atualizada.
DESAFIO – “A mente do homem justo está cheia de bons pensamentos, mas o perverso só imagina maldade e mentiras”. – Pv 12:5 – Bíblia Viva.
PENSAMENTOS COMO FONTE DE ANGÚSTIA – Quando as emoções negativas passam a dominar a mente, os pensamentos geram ondas de angústia que desestabilizam o psiquismo da pessoa, e a razão não consegue controlar e ordenar os pensamentos.
As Escrituras muitas vezes referem a situações idênticas às que as pessoas enfrentam na atualidade, o que revela que os problemas inquietantes das emoções sempre estiveram presentes no mundo sob o domínio do pecado. Vejamos algumas situações: “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim: caí em tribulação e tristeza… achava-me prostrado…estive sobremodo aflito. Então eu disse na minha perturbação“. – Sl 116:3, 6, 10 e 11. – Almeida Revista e Atualizada. Outras versões trazem expressões tais como: “fiquei apavorado e aflito, estou completamente esmagado, estava com medo.” – Bíblia na Linguagem de Hoje. “Caí em angústia e aflição, estou por demais arrasado”. – Bíblia de Jerusalém.

Do profeta Isaias, temos esta mensagem: “Eles olharão para todos os lados procurando uma esperança, mas só haverá medo, tristeza e desespero. E depois, serão jogados na mais terrível escuridão”. – Is 8:22 – Bíblia Viva.
O profeta Jeremias fala sobre os mesmos problemas e chama a atenção para a sua origem: “Caiu a coroa de nossa cabeça. Ai de nós, porque pecamos! Eis porque nosso coração está doente, eis porque se escurecem nossos olhos”. – Lm. 5:16 e 17 – Bíblia de Jerusalém.
Quando passamos pelo vale da sombra da morte, nosso refúgio está em Jesus.
PENSE – “Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eternas”. – Sl 139:23 e 24 – Bíblia Viva.
DESAFIO – “O Senhor está sempre perto de quem tem o coração partido e o espírito humilde”. – Sl 34:18 – Bíblia Viva.
PENSAMENTO SAUDÁVEL – Declara o apóstolo Paulo que tudo o que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito. O ensino é uma tarefa importante que faz parte da pregação da Palavra. Paulo declara que pregava em público e ensinava de casa em casa. ( At 20:20)
O ensino deve formar convicções e conduzir a decisões. Entende-se que o ensino que deve atuar em nossas convicções e decisões é o ensino da Palavra de Deus.
De Jesus aprendemos que enfrentou todas as insinuações e investidas do inimigo em relação à maneira saudável e positiva de pensar com o definido e claro ensino da Palavra: “Está escrito”. – Mat. 4:4.
É a Palavra que nos ensina a pensar de modo correto e saudável. O texto de hoje é muito conhecido, mas é bom refletir sobre ele: “E agora, irmãos, ao terminar esta carta, quero dizer-lhes mais uma coisa. Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas”. – Fp 4:8 – Bíblia Viva.
Deus pede a todos os Seus filhos que desenvolvam em sua maneira de pensar hábitos que desenvolvam a experiência do aprimoramento do caráter, habilitando-os para a permanência na Sua presença. O desenvolvimento da experiência espiritual fundamenta-se no ensino, na educação. Há a necessidade de um permanente programa de ensino, para obter-se resultados positivos de crescimento.
Pode parecer, para o homem, que nos detalhes o Senhor não coloca o mesmo interesse e cuidado dispensado ao grande todo. Contudo, não é assim.
PENSE –“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos Exércitos.” – Ml 2:7 – Almeida Revista e Atualizada.
DESAFIO – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” – Os 4:6 – Almeida Revista e Atualizada.
OS PENSAMENTOS DE NOSSO CORAÇÃO – Em nosso estilo de vida somos influenciados pelos instintos e heranças de nossos pais – Infra-Ego; e pelos valores que a sociedade nos transmite – Super-Ego. Esses valores moldam nosso modo de pensar e agir, formando o nosso Ego. Formamos o modo de pensar de nosso coração.
Deus coloca diante de nós o Seu modo de pensar para mudar o pensamento de nosso coração: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos”. – Is 55:7 – Almeida Revista e Atualizada.
Ao sair das mãos do Criador, o pensamento do homem harmonizava-se com o pensamento de Deus, e seu estilo de vida refletia a beleza e harmonia deste relacionamento.
O modo de pensar é um teste de avaliação espiritual de cada vida. Cada um tem a sua própria oportunidade para avaliar a sua maneira de pensar “Façam a verificação em vocês mesmos. Vocês são realmente cristãos? Passam pela prova? Sentem, cada vez mais a presença e o poder de Cristo dentro de vocês? Ou estão apenas fingindo-se cristãos, quando não são absolutamente nada”. – 2Co 13:5 – Bíblia Viva.
O que ocupa o pensamento de nosso coração? Para onde o direcionamos? Para o alto, em harmonia com o pensamento de Cristo, ou rastejando em meio a lama do pecado?
Qual será a recompensa de quem abandona o pensamento de seu coração e assimila o pensamento de Deus? “Andou Enoch com Deus, e já não era, porque Deus o tomou para si”. – Gên. 5:24. Enoch em seu relacionamento de companheirismo com Jesus identificou-se tanto com o pensamento de Jesus, que Este lhe disse: “Enoch, venha comigo!”
PENSE – “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua Igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus”. – Parábolas de Jesus, pág. 69.
DESAFIO – “ … levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” – 2Co 10:5 – Almeida Revista e Atualizada. Ou conforme a paráfrase da Bíblia Viva.: “ … com estas armas posso capturar rebeldes e levá-los de volta a Deus, e transformá-los em homens cujo desejo do coração seja obediência a Cristo”.
A PAZ DE CRISTO EM NOSSO CORAÇÃO – Deus faz o apelo a cada pecador: Abandone seu modo de pensar e busque compreender o Meu modo de pensar! O Meu modo de pensar é mais elevado que o seu.
O grande problema do homem é o pecado. O pecado destruiu no homem o modo divino de pensar e em sua conduta o homem perdeu o estilo divino de agir. O pecado distanciou o homem das heranças legadas pelo Criador. O tempo apagou a influência destas heranças e o homem passou a viver sob o domínio da influência do pecado.
Ao sair das mãos do Criador, o pensamento do homem harmonizava-se com o pensamento de Deus, e seu estilo de vida refletia a beleza e harmonia deste relacionamento.
Sob o poder do pecado, o homem passou a contestar o estilo divino de conduta e desenvolver estilos orientados pela influência do pecado. O plano da salvação tem por objetivo restaurar no homem o modo divino de pensar e de se conduzir.
Paulo retrata esta experiência nestas palavras: “Já que vocês, por assim dizer, voltaram a viver novamente quando Cristo Se levantou dentre os mortos, ponham agora os seus olhos nos ricos tesouros e alegrias que esperam por vocês no Céu, onde Cristo está sentado ao lado de Deus, no lugar de honra e de poder. Que o Céu ocupe os pensamentos de vocês; não gastem o tempo preocupando-se com coisas daqui de baixo… Portanto, fora com as coisas pecaminosas e terrenas; abafem os desejos malignos que estão à espreita dentro de vocês; não se metam em pecado sexual, impureza, imoralidade e desejos vergonhosos”. – Cl 3:1-5 – Bíblia Viva.
PENSE – “Vocês estão vivendo uma espécie de vida totalmente nova, que consiste em estar continuamente aprendendo cada vez mais o que é correto, e procurando constantemente ser cada vez mais semelhantes a Cristo, que criou esta vida nova no íntimo de vocês.” – Cl 3:10 – Bíblia Viva.
DESAFIO – “O homem deveria ter a imagem de Deus… A mente era capaz de compreender as coisas divinas… e estando em perfeita obediência à Sua vontade.” – Patriarcas e Profetas, pág. 28.
ESTUDO ADICIONAL – “Cristo em vos, a esperança da glória”. O homem precisa de pensamentos positivos, de esperança para manter a estrutura psicológica em equilíbrio. Cristo é a esperança personificada, é o Homem perfeito que precisa ser formado em cada um de nós. É a esperança da glória que infunde pensamentos positivos. É o Super-Ego que traz em Si o poder para erguer, transformar e dar equilíbrio ao nosso Ego arrasado pelos enganos e pela opressão de Satanás.
Cristo Jesus é o Super-Ego para uma sociedade desestruturada pelo pecado. Tal como é o Super-Ego para uma comunidade perfeita e sem pecado, assim constitui-se o único Super-Ego seguro para a comunidade que foi envolta pela opressão do pecado.
Paulo fala de sua experiência com Cristo e a transformação de seus pensamentos: “Com Cristo eu sou um crucificado, vivo, mas não sou mais eu, é Cristo que vive em mim.” – Gl 2:19 e 20 – Tradução Ecumênica da Bíblia.
Para os humanistas, este tipo de vida, de pensar, significa perder a individualidade, a personalidade. Como pode alguém sentir-se realizado e feliz sendo controlado por outra pessoa? Realmente parece um paradoxo. Mas quando compreendemos que aceitar a Cristo como o Senhor de nossa vida, é a libertação da escravidão imposta por Satanás e a obtenção da verdadeira liberdade no relacionamento de amor com Cristo, significa não a perda da personalidade, mas sim, a obtenção de uma personalidade equilibrada e feliz.
Paulo faz duas declarações: “Cristo em vós”, e “Se alguém está em Cristo”. Cristo em nós e nós em Cristo, este é o verdadeiro e grande segredo para obter e desenvolver o equilíbrio mental de pensar.
PENSE – “Aqueles que estão decididos a tornar sua a vontade de Deus, devem servir e agradar a Deus em tudo. Então o caráter será harmonioso e equilibrado, coerente, alegre e genuíno”. – Meditação Matinal, 2002, pág. 64.
DESAFIO – Paulo expressa esta mudança nas seguintes palavras: ”Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O mundo antigo passou, eis que aí está uma realidade nova”. – 2Co 5:17 – Tradução Ecumênica da Bíblia.